A primeira missa no Brasil
Extraido de “Ásia, Decada I”, 1552
João de Barros
João de Barros
Nota do blogger : todos aprendemos que a primeira missa no Brasil foi celebrada pelo Frei Henrique Soares de Coimbra. Entretanto, um professor de historia informou-me que o nome do frei é Henrique Soares. Na verdade, Coimbra é a cidade do frei. Os livros de história deviam constar assim: “Frei Henrique Soares, da cidade de Coimbra”.
Nota do blogger 2 : João de Barros neste texto parece estar mais preocupado na “salvação” dos indios (“pagão da terra”) do que na missa.
Ao segundo dia de chegada, que era domingo da Páscoa, ele, Pedro Alvares, saiu em terra com a maior parte da gente, e, ao pé de uma grande arvore se armou um altar, em o qual disse missa Frei Henrique, guardião dos religiosos, e houve pregação. E naquela barbara terra, nunca trilhada de povo cristão, aprouve a Nosso Senhor, per os méritos daquele Santo Sacrifício, memoria de nossa Redenção, ser louvado e glorificado não somente daquele povo fiel da armada, mas ainda do pagão da terra*, o qual podemos crer estar ainda na lei da natureza, com o qual logo Deus obrou suas misericórdias, dando-lhe noticia de si naquele Santíssimo Sacramento, porque todos se punham em joelhos, usando dos atos que viam fazer aos nossos, como se tiveram notícia da Divindade a que se humilhavam; e ao sermão estiveram mui prontos, mostrando terem contentamento na paciência e quietação que tinham por seguir o que viam fazer os nossos, que foi causa de maior contemplação e devoção, vendo quão oferecido estava aquele povo pagão a receber doutrina de sua salvação, se ali houver pessoa que os pudera entender.
* pagão da terra – o índio
Nenhum comentário:
Postar um comentário